| |
CAAMS

Notícias

Diretoria da CAAMS recebe prêmio nacional pela criação do Programa de Saúde LegalMente
Data: 06/12/2021
Criado com a proposta de auxiliar na saúde mental dos profissionais da advocacia, o Programa de Saúde LegalMente, de iniciativa da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso do Sul (CAAMS), foi agraciado na cerimônia da 1ª edição do “Prêmio Mental Health Change Makers” realizada pela Startup Bee Touch, com apoio da inciativa canadense “Artemis Project” alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, na sexta-feira (3), em Canela, no Rio Grande do Sul. 
 
A Diretoria da Casa, representada pelo Presidente José Armando Amado, Vice-Presidente Silvia Bontempo, Secretário-Geral  Euclydes José Bruschi Júnior e Secretária-Geral Adjunta Janaína Pouso recebeu o prêmio conquistado na categoria Destaque.  
 
A premiação reconheceu o trabalho de líderes do sistema de justiça que se comprometeram com a saúde mental das pessoas que atuam no setor, através de ações e projetos relevantes. Os premiados foram civis e organizações que atuam como agentes transformadores de uma realidade desafiadora, que é o sofrimento imposto pelo adoecimento mental. As iniciativas destacadas contribuíram, significativamente, para a redução do estigma, para favorecer a conscientização, o diagnóstico, o tratamento e a busca de ajuda precoce para os problemas mentais.
 
O troféu da categoria entidade foi entregue à Vice-Presidente Silvia Bontempo. Na ocasião, a CEO da Bee Touch, Dra. Ana Carolina Peuker, homenageou a Dra. Herthe Brito pelo apoio irrestrito que concedeu à causa da saúde mental. Herthe faleceu no exercício da gestão em decorrência de um câncer que enfrentava. 
 
“Mais do que nunca é a hora de se comprometer, verdadeiramente, com a saúde mental, não apenas um dia ou em um evento. Mas, também, todos os outros dias depois. De uma forma ou de outra, a pandemia afetou a saúde mental de todos. Por isso, é ainda maior a responsabilidade que as organizações têm de apoiar o bem-estar emocional das pessoas”, enfatizou a Dra. Ana Carolina.
 
José Armando destacou que o desequilíbrio na saúde mental tem um efeito cascata. “Afeta desde o nível individual – gerando conflitos pessoais/familiares, até o nível mais amplo social acarretando perdas na produtividade, afastamentos do trabalho por motivos de doença, risco de suicídio. O momento atual, de tantas incertezas,  tem exigido que os gestores de saúde pensem em planos de ação emergenciais e possam ir além daquelas ações orientadas à saúde física. Por isso, desenvolvemos o projeto “LegalMente” pensando na saúde integral da advocacia sul-mato-grossense. Esse prêmio “Mental Health ChangeMakers” revela o mérito do trabalho da CAAMS”. 
 
Euclydes José Bruschi Júnior é Coordenador do Programa LegalMente e explicou que “a partir de um monitoramento digital de saúde mental, foi possível aprimorar ações, serviços e a rede conveniada da CAAMS, além de oferecer conscientização sobre saúde mental, através de cartilhas, atendimento psicológico on-line e fornecer uma assistência ainda mais qualificada à advocacia sul-mato-grossense, com base nas necessidades que o mapeamento evidenciou. Tudo isso foi muito importante, pois muitos colegas sofreram dificuldades emocionais, em função de problemas pessoais, familiares e financeiros. O prêmio Mental Health Changemakers reforça que estamos no caminho certo ao cuidar da saúde mental da advocacia de nosso estado com tanto critério técnico e científico”.
 
 
 
  

Fonte: Assessoria de imprensa da CAAMS
OUTRAS NOTÍCIAS
MÍDIAS SOCIAIS