| |
CAAMS

Notícias

Com recorde de 11 mil inscritos, 3ª Conferência Nacional da Jovem Advocacia faz história
Data: 25/06/2021

Os últimos dias foram prova do prestígio da jovem advocacia em meio à crise pandêmica. Mais de 11 mil pessoas se inscreveram na III Conferência Nacional da Jovem Advocacia, organizada pela Ordem dos Advogados do Brasil e Seccional Mato Grosso do Sul. Um recorde de público nos três dias de evento, que trouxe grandes nomes do direito.

 

A Conferência, que não pôde ser feita de modo presencial em Bonito, como programado, não ficou para trás, das anteriores. Foram 42 painéis e 8 Conferências Magnas de 22 a 24 de junho, que debateram os mais diversos temas jurídicos em meio virtual. Participaram durante três dias Ministros do STJ, do STM, Magistrados, Advogados, Professores, Procuradores e Estudantes.

 

A maior Conferência da Jovem Advocacia foi um marco histórico para o Presidente Mansour Elias Karmouche. “A terceira edição da Conferência Nacional da Jovem Advocacia, organizada pela Comissão da nossa Seccional, demonstrou de forma inequívoca o prestígio da jovem advocacia para a advocacia brasileira. Esse evento revelou a força, a pujança e a grandeza da nossa advocacia. Parabenizo aqui a Comissão, na pessoa da sua Presidente Janine Delgado, que organizou brilhantemente esses três dias de evento, coroado de êxito, tanto no número de público como na qualidade dos debates”.

 

O Vice-Presidente da Comissão Nacional da Jovem Advocacia e Conselheiro Federal por MS, Vinícius Monteiro Paiva ressaltou que a qualidade dos debates e experiências explica o recorde de público. “Mais de 11 mil inscritos nessa Conferência que foi um sucesso. Advogados e estudantes de todos os Estados e do Exterior buscando conhecimento e propriedade técnica nos relevantes debates. O isolamento da pandemia, por um lado, nos fez perder o contato e a alegria que poderíamos receber os colegas em nosso Estado, por outro ganhamos com a qualidade e elevado nível dos painéis. Um rol inigualável, nunca antes visto em outra Conferência, de fato o maior evento da jovem advocacia da história”.

 

Sessão de Encerramento

 Na solenidade da noite desta quinta-feira (24), a Presidente da Comissão da Advocacia Jovem da OAB/MS, representando o Presidente Mansour Karmouche, Janine Delgado agradeceu a todos que auxiliaram nesse grandioso evento. “Não há outro sentimento no coração se não de gratidão. Gratidão às nossas Diretorias Nacional e de Mato Grosso do Sul, a todos Presidentes das Comissões do país e a todos os membros da Comissão da Jovem Advocacia daqui de Mato Grosso do Sul. Eu espero que todo advogado que acompanhou esse evento possa ter saído melhor dele, ainda que online. Essa troca é única”.

 

Janine pontuou que por vezes a advocacia não é vista com bons olhos, mas transforma vidas. “O advogado e a advogada, às vezes, são vistos como vilões da sociedade. Eu comungo das palavras de Francisco Mussnich, inclusive nosso palestrante, de que o cinema contribuiu com essa imagem de retratar o advogado como desonesto, antiético, na hora de conseguir seus objetivos. A mídia também contribui para isso. A verdade é que o mal profissional existe em qualquer área. O Direito e a advocacia são agentes transformadores da sociedade. Advogar verdadeiramente não é para os fracos. Os advogados éticos e honestos são a maioria. Todos os dias advogados auxiliam seus clientes da melhor maneira possível, resolver ou diminuir seus problemas. Vidas são salvas e direitos são assegurados. O advogado sempre foi e sempre será a luz na escuridão da sociedade”.

 

Na mesa estavam ainda o Secretário-Geral Adjunto da OAB Nacional e Conselheiro Federal por Mato Grosso do Sul Ary Raghiant Neto, o Diretor-Tesoureiro Nacional José Augusto Araújo de Noronha, a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Nacional Amanda Pereira de Magalhães e a Vice-Presidente da Comissão da OAB/MS Larissa Brandão.

 

Raghiant Neto parabenizou a organização do evento e a representatividade da jovem advocacia. “Quero em nome do Conselho Federal saudar a todos e agradecer vocês, Amanda, Janine e Larissa, pelo trabalho hercúleo para realizar um evento desta magnitude, sobretudo em tempos de pandemia e pelo meio virtual. Isso demonstra a capacidade atestada cada dia maior dessas jovens lideranças da advocacia brasileira. Ainda que nós não pudéssemos estar em Bonito, onde quando sonhamos com essa proposta há três anos em reunião de Diretoria, mas estivemos presentes por vídeo”.

 

A maior Conferência da Jovem Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil da história, segundo Raghiant, foi marcada pela qualidade dos debates. “Todos eles capitaneados por jovens advogados. Vemos em vocês não mais o futuro, e sim o presente da advocacia brasileira. Debatemos nesses três dias temas da maior relevância para o presente e futuro da advocacia. Isso demonstra o compromisso dessa gestão para com a jovem advocacia brasileira”.

 

A Vice-Presidente da Comissão da Jovem Advocacia Larissa Brandão fez a leitura da carta de Bonito. Dentre as deliberações: “A constante luta pela qualidade do ensino jurídico, a importância da manutenção do Exame da Ordem; Acompanhamento dos impactos da alteração do provimento de publicidade; A necessidade da criação de um plano de Valorização da Advocacia Associada para alavancar a carreira em parceria com os escritórios de advocacia; Fomentar a integração por meio do esporte, através de projetos a nível estadual e regional, em parceria com as Caixas de Assistência; À necessidade de promover a qualificação de jovens advogados para atuar na advocacia dativa nos processos éticos e disciplinares em curso nas seccionais”.

 

Para Larissa, a III Conferência Nacional foi “um evento inesquecível que ficará marcado na história do CFOAB e da OAB/MS . Apesar da necessidade de adequá-la para plataforma online, democratizamos o evento tornando-o 100% on-line, gratuito, inclusivo com a interpretação simultânea de libras em todo o evento e representativo trazendo pautas atuais para a reflexão como a questão racial, gênero, acessibilidade e paridade”.

 

No encerramento foi transmitido um vídeo sobre a cidade de Bonito, que seria anfitriã da Conferência, mostrando a localização, riquezas naturais e estrutura da cidade.

 

Veja aqui o último dia da Conferência.

 

 

 

Texto: Catarine Sturza / Fotos: Gerson Walber


Fonte: Assessoria OAB/MS
OUTRAS NOTÍCIAS
MÍDIAS SOCIAIS